quarta-feira, 17 de junho de 2009

Criatividade e Inovação "O Globo"

Genteeeeeee...eu tô famosa demais!
Dei uma entrevista para o Jornal O Globo sobre inovação e criatividade.

Como não dá pra ler nada vou transpor a matéria!!!

Entrevista: Patricia Yoshioka

Como fazer o know-how da empresa se disseminar? De forma inovadora, atraente.
Nessa questão, três gerentes de áreas da companhia farmacêutica Daiichi Sankyo se concentravam em setembro de 2007. Três meses depois, tinham a solução: era criada, em janeiro do ano seguinte a GiiMiiPedia, uma enciclopédia livre, construída no modelo Wikipedia, que estimula os funcionários da empresa tranferirem know-how entre si. Para a responsável pela gestáo de inovação da companhia, Patricia Yoshioka, a colaboração é a chave do conhecimento.

O Globo: O que o GiiMiiPedia já rendeu de bom?
Patricia Yoshioka: A área de vendas teve a ideia de mapear informações obtidas com médicos e clínicas e, assim, criar uma base de conhecimento para toda a empresa. O departamento de educação, por sua vez, passou a inserir conteúdos que permitem que os representantes de vendas entendam melhor os estudos clínicos sobre anatomia, farmacologia, bioquímica, etc. Coisa parecida vem da área de TI, que vai usar o GiiMiiPedia para listar seus projetos, permitindo que qualquer funcionário tire dúvidas, reproduza e melhore o que está lá.

Segurança da informação é uma premissa nas empresas. Até que ponto a colaboração e segurança estratégica são compatíveis?
Patricia: Nossa estratégia está baseada no conceito proposto em "A estratégia do Oceano Azul", de W. Chan Kim: assume-se uma postura única e diferenciada (inovadora), a ponto de nos descolarmos da concorrência, concentrando esforços para torná-la irrelevante.
A ideia é desbravar espaços inexplorados. Buscamos inovação de valor, cuja lógica não faz sentido para a lógica convencional: mesmo com acesso a nossa estratégia, o concorrente não consegue copiá-la.

Profissionalmente, quais as vantagens de participar do sistema?
Patricia: Toda a empresa quer funcionários engajados.
Assim, toda vez que é inserido um artigo de alta relevância para a empresa, damos destaque a ele. Além disso, o GiiMiiPedia se torna, de forma indireta, uma fonte de descoberta de talentos. Hoje, se queremos alguém que entenda de estatística , por exemplo, vamos ao GiiMiiPedia ver que funcionários postaram artigos sobre o tema.

Criatividade depende de estímulos?

Patricia: Criatividade se treina, como os músculos. Para Roger Von Oech, em "Um chute na rotina", a marca registrada de pessoas criativas é a flexibilidade mental. Numa analogia com aulas de alongamento: na primeira aula, você consegue tocar os pés com as mãos. Mas a medida que treina, a flexibilidade aumenta e você passa a fazer movimentos que nem imaginava ser capaz.
O pensamento criativo é igual: se você começa a explorar formas diferentes de olhar a situação, o produto, se você se arrisca a levantar a hipóteses que considerava inviáveis ou ridículas, de início você sente dificuldade, mas a medida que você pratica, o pensamento se torna fluido e a criatividade vem à tona.

3 comentários:

Rascunhos de Anthony/Angelo disse...

Ótimo post, Paty.

Vou seguir vc, com sua permissão.

Meus parabéns.

Dou aula de gestão do conhecimento e inovação e percebo q vc está bem "afiada" no assunto.

Beijão.

Anthony Rickmann ( meu nome como escritor virtual com parceria )
Angelo Ricchetti ( meu nome no registro civil hehehehehe )

Paty C Vira, meu!!! disse...

Angelo!
Muuuito obrigada pelos elogios!!!
Fico felicíssima em ser validada por um professor, expert no assunto!!!
Bjos
Paty

*Rachel* disse...

Que fina você!
=)
Muito legaal!!!