
Santiago - Chile
Vinícola Concha Y Toro, linda!!!
Vinho bão demais!!!
Dos famosos vinhos Casillero del Diablo!
Uma das vinícolas chilenas mais conhecidas no Brasil batiza um dos bairros tradicionais de Santiago: Concha y Toro.
Isso dá uma idéia da importância da marca para o país.
Tudo começou com Don Melchor de Concha y Toro, fundador da vitivinícola em 1883, no vale del Maipo --região que abriga as mais tradicionais vitivinícolas do Chile.
Alguns vinhos, como o Casillero del Diablo, cuja tradução da primeira parte pode ser adega ou porão, ainda trazem histórias e lendas centenárias. Conta-se que, depois de 20 anos adaptando uvas viníferas de Bordeaux, na França, em solo chileno, Don Melchor passou a reservar para si as melhores safras.
Entretanto para evitar "sócios" nessas reservas especiais, espalhou o rumor de que o diabo vivia no porão onde descansava o vinho das ricas garrafas. Aquele vinho se foi, mas o diabo ficou. Pelo menos no nome.
O Casillero não é o único vinho da tradicional vinícola. Há o Marques de Casa Concha Cabernet Sauvignon 2001, que tem a vantagem de poder ser tomado imediatamente, segundo os degustadores especializados; e o Marques de Casa Concha Merlot 2001 do vale do Rapel, de sabor achocolatado e pouca acidez.
Da mesma vinícola são o Trio Gewürztraminer 2001 de aroma frutal e ótimo para acompanhar uma refeição típica japonesa; e ainda o Terrunyo Sauvignon Blanc 2001, com sabor de mel.